CHINARTE Artes da Saúde

Novas Aprendizagens, Estar e Ser Naturalmente!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

HUNG SING GWOON

By Diana Roque
(Membro Hung Sing Gwoon)

Hung Sing Gwoon é a denominação da Escola de Choy Lee Fut fundada por Chan Heung, a qual perpetuou até à actualidade, tendo sido transmitidos os conhecimentos ancestrais de geração em geração através da linha directa de descendência familiar do fundador. Nos nossos dias, o Mestre Chen Yong Fa, tetraneto de Chan Heung, representa a 5ª geração do sistema, sendo o Guardião do Sistema Choy Lee Fut.
O Mestre Chen Yong Fa nasceu na China em 1951, tendo iniciado o estudo das artes de Choy Lee Fut com quatro anos de idade sob supervisão do seu avô, Chan Yiu Chi. Após a morte do avô, Chen Yong Fa continuou os treinos marciais tendo por mestre o seu pai, Chan Wan Hon, o que ocorreu até à data da sua morte em 1979.
Actualmente, no âmbito da tradição familiar, o Mestre Chen Yong Fa detém a responsabilidade de propagar os ensinamentos de Choy Lee Fut. Para além de ser conhecedor de todo o sistema marcial das artes de Choy Lee Fut, Chen Yong Fa, também, herdou os registos históricos dos seus ancestrais, os quais documentam a história e a evolução do Choy Lee Fut, contendo a descrição detalhada de todas as formas e técnicas das artes de Choy Lee Fut.
O Mestre Chen Yon Fa é um artista marcial completo de elevada perícia técnica, sendo, ainda, um praticante qualificado de Medicina Tradicional Chinesa, graduado pela escola “ Kwangtung College of Traditional Chinese Medicine”.
O fundador do sistema Choy Lee Fut, Chan Heung, possuía uma clínica de Medicina Tradicional Chinesa na sua terra natal, King Mui, na qual para além de tratar os seus pacientes, também, ensinava a prática de Choy Lee Fut aos seus membros familiares, bem como a um número restrito de alunos eleitos fora do âmbito familiar. Este grupo privilegiado de alunos era denominado como Wing Sing Tong. Os seus membros deviam demonstrar dedicação, lealdade, disciplina e manifestar um voto de compromisso para com a Família Chan e o seu Jeung Mun Yan (Guardião). Assim, os alunos do grupo Wing Sing Tong tinham a obrigação de se esforçar para atingir níveis elevados da prática de Choy Lee Fut, seguir o código ético e moral familiar, treinar arduamente, apoiar incondicionalmente a escola Choy Lee Fut, expor e promover o sistema.
Em 1996 o 5º Guardião do sistema Choy Lee Fut, Mestre Chen Yong Fa criou a Wing Sing Tong Internacional. Os membros da Escola Choy Lee Fut Hung Sing Gwoon para obterem o nível de Wing Sing Tong devem demonstrar determinadas qualidades técnicas e humanas, enquanto membros da escola Hung Sing Gwoon.

A Escola Hung Sing Gwoon está representada em inúmeros países, nos quais existe uma representação oficial do sistema Choy Lee Fut sob alçada do Mestre Chen Yong Fa. Este sistema de artes marciais chinesas inclui o estudo e a prática de diversas artes marciais e culturais chinesas, entre as quais:
• Kung Fu
• Luohan Qigong
• Medicina Tradicional Chinesa
• Dança do Leão, bem como as actuações com o Dragão e o Unicórnio

A representação do sistema Choy Lee Fut da Escola Hung Sing Gwoon em Portugal divide-se em dois departamentos, respectivamente:

  • Departamento de Luohan Qigong a cargo do Mestre Wing Sing Tong Internacional Nelson Barroso (CHINARTE)

  • Departamento de Kung Fu a cargo do Mestre Wing Sing Tong Internacional Rolando Martins (NEIJIA)
Pessoalmente, aderi à prática de Luohan Chi Kung há alguns anos sob a supervisão do Mestre Nelson Barroso, o qual tem revelado ser digno do título de Wing Sing Tong Internacional, bem como de ser um dos quinze discípulos do círculo interno do Mestre Chen Yong Fa. Verdadeiramente, considero que o Mestre Nelson Barroso é um dos mais fiéis discípulos do Mestre Chen Yong Fa, atendendo à forma dedicada, empenhada, sincera e leal, com que tem promovido e propagado os ensinamentos que lhe foram facultados. A sua capacidade para se apresentar como uma extensão do seu Mestre no que respeita às artes de Choy Lee Fut, sem ser uma cópia, pois caracteriza-se por ser detentor de uma personalidade vincada própria, alia-se à sua plasticidade para interagir com a envolvência actual em que o mundo marcial e das artes da saúde se inserem. Consequentemente, o resultado é enriquecedor para quem tem o privilégio de iniciar e desenvolver a aprendizagem destas artes com o seu apoio. Tive, também, por várias vezes a oportunidade de presenciar e participar em cursos internacionais de Luohan Qigong sob a supervisão do Mestre Chen Yong Fa, o qual é, indubitavelmente, um exímio artista marcial, pela perícia, agilidade, destreza e domínio que revela em todas as técnicas de Choy Lee Fut. Mas, para além disso o Mestre Chen Yong Fa é um excelente conhecedor do comportamento humano nas diversas perspectivas que se lhe associam. Por isso, domina facilmente uma multidão de alunos, gerindo e controlando sempre da forma mais adequada os grupos que dirige, sentindo, escutando, olhando… sempre atento e vigilante e por isso, inconstante e mutante na sua acção de domínio de uma classe.
Existem neste momento em Portugal centenas de adeptos da prática das artes de Choy Lee Fut, mas apenas um número restrito se filiou em concreto como Hung Sing Gwoon. Lanço aqui um apelo a todos os amantes destas artes para que se incorporem na escola Hung Sing Gwoon, e espero que possam participar no próximo curso de Choy Lee Fut que se realizará em Novembro de 2010 em King Mui (China), coincidindo com a comemoração do 60º aniversário do Mestre Chen Yong Fa.
Coimbra, 20 de Agosto de 2010
Visualize o programa RETURN TO THE ORIGIN / Clique no link:

Sem comentários:

Enviar um comentário