CHINARTE Artes da Saúde

Novas Aprendizagens, Estar e Ser Naturalmente!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Curso Internacional de Choy Lee Fut
Kung-Fu/Luohan Chi Kung/MTC
·        Barcelona 26 a 31 de Março de 2014

Relato do Mestre Nelson Barroso
Foi com grande satisfação que estive nestes últimos 5 dias com o Grão Mestre Chen Yong Fa.
Apesar dos 62 anos de idade o Mestre Chen Yong Fa continua com uma energia inigualável, aliada a uma técnica soberba e uns conhecimentos muito para além do que vem nos livros.
Na parte do Kung-Fu presenteou-nos com um trabalho muito eficaz de Técnicas de Defesa Pessoal, bastante apelativo e muito útil para desenvolvimento da habilidade marcial.
No respeitante ao CHI KUNG, desta vez foi uma verdadeira surpresa, na sexta-feira de manhã num treino privilegiado para Wing Sing Tongs e Hung Sing Gwoons, brindou-nos com as técnicas de respiração essencialmente vocacionadas para a Terapia, juntando-lhe distintos sons, fazendo sempre menção á origem budista do sistema.
Na segunda-feira foi a vez da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a 1ª Medicina da China, a que vem das famílias tradicionais, o Grão Mestre Chen Yong Fa, várias vezes frisou, o que iria ensinar não é material que vem nos livros, mas sim, o que aprendeu da sua família, nomeadamente com o seu avó Chan Yiu Chi. Técnicas de MTC tradicionais para o tratamento de problemas articulares e reumáticos, com técnicas de massagem muito próprias de aplicação suave misturadas com o uso de instrumentos tradicionais, com o único e simples objectivo de tratar a doença e acabar com a dor. Junto com estas técnicas exemplificou alguns exercícios de Chi Kung muito uteis para a prevenção e cura das enfermidades. O Mestre Chen Yong Fa frisou que a eficácia do tratamento deve-se a “50% do Médico e 50% do Paciente”, por isso a prática do Chi Kung em casa é fundamental para todo o processo de curativo e reabilitativo.
Resumindo e concluindo, foram uns dias fantásticos vividos ao lado de um verdadeiro Mestre, a sua humildade, os seus conhecimentos e a sua afabilidade, o relacionamento com os alunos e a entrega de conhecimentos, fazem dele único e simplesmente brilhante, perante o qual recebe todo o meu respeito e admiração e uma vontade muito grande de prosseguir com os ensinamentos da família Chan.
Nelson Barroso

Sem comentários:

Enviar um comentário